A Experiência do Ensinar-Aprender a Língua Espanhola no Contexto Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93338Palavras-chave:
Língua espanhola, ensino remoto, ambientes multimodais de aprendizagemResumo
Problematizando acerca dos efeitos da experiência do ensinar-aprender uma língua estrangeira na escola pública em tempos pandêmicos e em ambientes multimodais de aprendizagem, nasceu esta pesquisa de residência pós-doutoral. Constitui a baliza teórica desse estudo a Linguística Aplicada, em sua vertente transdisciplinar, ancorada na Análise de Discurso franco-brasileira, embasada na teoria do discurso de Michel Pêcheux (2010a; 2008), em diálogo com a noção de experiência (LARROSA, 2014) e de sociedade do desempenho (HAN, 2017), conceitos de filósofos contemporâneos do campo das Ciências Sociais. E, com o objetivo de melhor debater a complexidade do discurso e das produções linguístico-digitais dos discentes no aprender-pandêmico, articulamos aos conceitos apresentados às noções de multimodalidade, ambiente e letramento digital (COSCARELLI, 2009, 2022; PAIVA, 2016, 2022; ARAÚJO, 2013). Assim, amparados pela tessitura teórico-metodológica do estudo, depreendemos os efeitos de sentido do aprender-pandêmico nos modos de subjetivação dos estudantes e sistematizamos a paisagem semiótica da abordagem do ensino de língua espanhola em ambiente multimodal online de aprendizagem.
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