A Experiência do Ensinar-Aprender a Língua Espanhola no Contexto Pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93338

Palavras-chave:

Língua espanhola, ensino remoto, ambientes multimodais de aprendizagem

Resumo

Problematizando acerca dos efeitos da experiência do ensinar-aprender uma língua estrangeira na escola pública em tempos pandêmicos e em ambientes multimodais de aprendizagem, nasceu esta pesquisa de residência pós-doutoral. Constitui a baliza teórica desse estudo a Linguística Aplicada, em sua vertente transdisciplinar, ancorada na Análise de Discurso franco-brasileira, embasada na teoria do discurso de Michel Pêcheux (2010a; 2008), em diálogo com a noção de experiência (LARROSA, 2014) e de sociedade do desempenho (HAN, 2017), conceitos de filósofos contemporâneos do campo das Ciências Sociais. E, com o objetivo de melhor debater a complexidade do discurso e das produções linguístico-digitais dos discentes no aprender-pandêmico, articulamos aos conceitos apresentados às noções de multimodalidade, ambiente e letramento digital (COSCARELLI, 2009, 2022; PAIVA, 2016, 2022; ARAÚJO, 2013). Assim, amparados pela tessitura teórico-metodológica do estudo, depreendemos os efeitos de sentido do aprender-pandêmico nos modos de subjetivação dos estudantes e sistematizamos a paisagem semiótica da abordagem do ensino de língua espanhola em ambiente multimodal online de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fernanda Peçanha Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutora e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio pós-doutoral em andamento pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e em língua espanhola pela Faculdade de Letras da UFMG. Formação em Magistério, nível médio técnico. Atualmente é professora de Língua Espanhola do Colégio Técnico da UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: internacionalização do conhecimento, análise do discurso franco-brasileira em interface com a psicanálise, política linguística, ensino de línguas estrangeiras, parceria entre o Ensino Superior e a Educação Básica e Profissional da UFMG, estágios supervisionados obrigatórios, letramento digital, multiletramentos e ensino remoto emergencial.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Carvalho, F. P. (2024). A Experiência do Ensinar-Aprender a Língua Espanhola no Contexto Pandêmico. Revista Letras, 110(1), 109–131. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93338

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes