A Extensão Curricular e o Conversation Club da UFES enquanto Espaço de Formação Docente e Identitária
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93289Palavras-chave:
extensão curricular, formação de professores de inglês, identidade profissional.Resumo
A atividade extensionista Conversation Club foi desenvolvida a partir da necessidade de adequação curricular dos cursos de licenciatura a normas oriundas de legislações federais. Assim, conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), 10% da carga horária das disciplinas é destinada à extensão curricular. A atividade em tela oportuniza encontros planejados e conduzidos pelos/as alunos/as da graduação em Letras Inglês desta instituição para a prática da língua inglesa de pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades linguísticas orais. Assim, também possibilita uma vivência real da docência aos/às futuros/as profissionais nela envolvidos pela escolha de temáticas, planejamento e divulgação das atividades a serem realizadas nos encontros, desenvolvimento de materiais e cronograma, trabalho em grupo, liderança dos encontros, avaliação de materiais e da ação extensionista como um todo. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento do projeto ao longo de sua existência (desde agosto/2019), destacando sua relevância para os envolvidos, sobretudo com relação ao envolvimento dos/as futuros/as professores/as e às contribuições para a formação docente no que tange: 1. O fazer docente; 2. O "desabrochar" do/a falante e futuro/a-professor/a de inglês, e 3. A formação do/a cidadão/ã crítico/a. Conclui-se que, apesar dos inúmeros aprendizados, o formato de extensão utilizado no curso precisa ser revisto a fim de que a extensão curricular seja ainda mais profícua para todos que nela se engajarem.
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