A Extensão Curricular e o Conversation Club da UFES enquanto Espaço de Formação Docente e Identitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93289

Palavras-chave:

extensão curricular, formação de professores de inglês, identidade profissional.

Resumo

A atividade extensionista Conversation Club foi desenvolvida a partir da necessidade de adequação curricular dos cursos de licenciatura a normas oriundas de legislações federais. Assim, conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), 10% da carga horária das disciplinas é destinada à extensão curricular. A atividade em tela oportuniza encontros planejados e conduzidos pelos/as alunos/as da graduação em Letras Inglês desta instituição para a prática da língua inglesa de pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades linguísticas orais. Assim, também possibilita uma vivência real da docência aos/às futuros/as profissionais nela envolvidos pela escolha de temáticas, planejamento e divulgação das atividades a serem realizadas nos encontros, desenvolvimento de materiais e cronograma, trabalho em grupo, liderança dos encontros, avaliação de materiais e da ação extensionista como um todo. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento do projeto ao longo de sua existência (desde agosto/2019), destacando sua relevância para os envolvidos, sobretudo com relação ao envolvimento dos/as futuros/as professores/as e às contribuições para a formação docente no que tange: 1. O fazer docente; 2. O "desabrochar" do/a falante e futuro/a-professor/a de inglês, e 3. A formação do/a cidadão/ã crítico/a. Conclui-se que, apesar dos inúmeros aprendizados, o formato de extensão utilizado no curso precisa ser revisto a fim de que a extensão curricular seja ainda mais profícua para todos que nela se engajarem.


Biografia do Autor

Lívia Fortes, UFES

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta IV no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo atuando nas áreas de Letramentos e da Lingüística Aplicada Crítica, com ênfase em Formação de Professores, Educação Crítica de Língua Inglesa, Letramento Crítico e Multietramentos. Pos-Doutorado em andamento na Usp/FFLCH/DLM sob a supervisãoda profa. Dra. Walkyria Monte Mor (2023-2024).

Christine Sant´Anna Almeida, Ufes

Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC SP (2014) (bolsista CNPq) e mestre em Linguística Aplicada pela UFMG (2003) (bolsista CAPES). Possui especialização em Língua Inglesa pela UFES (2001) e em TESOL pela University of Leicester (2002). É graduada em Direito pela Sociedade Educacional do ES (1991) e em Letras-Inglês pela UFES (1988). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, e interesse na área de Formação de Professores.

Claudia Jotto Kawachi-Furlan, Ufes

Cláudia Jotto Kawachi Furlan é professora do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É doutora em Linguística pela UFSCar, com estágio doutoral na Universidade de Michigan; mestra em Educação Escolar pela Unesp - Araraquara e graduada em Letras - Português e Inglês pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Fortes, L., Almeida, C. S., & Kawachi-Furlan, C. J. (2024). A Extensão Curricular e o Conversation Club da UFES enquanto Espaço de Formação Docente e Identitária. Revista Letras, 110(1), 132–153. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93289

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes