Letras ou Pedagogia? Uma reflexão sobre a formação docente no ensino de língua adicional com/para crianças
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93287Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de língua adicional, Educação linguística na infância,Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão comparada sobre a formação do professor de língua adicional na infância. Dentre as principais discussões acerca da formação docente está a pergunta sobre a que profissional compete esse ensino. A partir da análise de sua trajetória de formação profissional, duas docentes da área com formações iniciais distintas em pedagogia e letras, refletem sobre as implicações dessa formação na prática docente. A metodologia de pesquisa deste estudo é qualitativa de abordagem autoetnográfica e colaborativa. O presente artigo visa contribuir para ampliar a discussão sobre as especificidades do ensino de línguas na infância e a formação docente para atuar nesse ensino. Conclui-se que a formação “ideal” seria a junção dos dois cursos de graduação: Letras e Pedagogia. Sendo assim, a busca por formação continuada constitui-se como algo imprescindível para o preenchimento das lacunas inerentes a ambos os cursos de graduação. Através da reflexão crítica sobre a prática é possível modificar e ampliar os saberes teóricos.
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