Letras ou Pedagogia? Uma reflexão sobre a formação docente no ensino de língua adicional com/para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93287

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de língua adicional, Educação linguística na infância,

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão comparada sobre a formação do professor de língua adicional na infância. Dentre as principais discussões acerca da formação docente está a pergunta sobre a que profissional compete esse ensino. A partir da análise de sua trajetória de formação profissional,  duas docentes da área com formações iniciais distintas em pedagogia e letras, refletem sobre as implicações dessa formação na prática docente. A metodologia de pesquisa deste estudo é qualitativa de abordagem autoetnográfica e colaborativa. O presente artigo visa contribuir para ampliar a discussão sobre as especificidades do ensino de línguas na infância e a formação docente para atuar nesse ensino. Conclui-se que a formação “ideal” seria a junção dos dois cursos de graduação: Letras e Pedagogia. Sendo assim, a busca por formação continuada constitui-se como algo imprescindível para o preenchimento das lacunas inerentes a ambos os cursos de graduação. Através da reflexão crítica sobre a prática é possível modificar e ampliar os saberes teóricos.


Biografia do Autor

Mariana Cardoso Machay

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (PPGL); graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Docente em ensino de alemão como língua adicional na infância.

Graça Juliana Mello Monaris Costa

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (PPGL); licenciada em Letras-Inglês/ Português pela Universidade Norte do Paraná e licencianda em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Docente em ensino de inglês em contextos de escolas públicas e privadas, educação indígena, educação do campo e educação bilíngue.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Machay, M. C., & Costa, G. J. M. M. (2024). Letras ou Pedagogia? Uma reflexão sobre a formação docente no ensino de língua adicional com/para crianças. Revista Letras, 110(1), 66–84. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93287

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes