Reflexões e Questões Insurgentes para Educadores/as de Professores/as de Línguas em Processos de Re-/Des-Construção Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.92545Palavras-chave:
paradigmas onto-epistemológicos, educação de professores/as de línguas, currículoResumo
Os processos de re- / des- construção curricular trazem consigo questões relativas à complexidade, pluraridade e poder que merecem atenção, haja vista a centralidade do currículo no cenário educacional brasileiro contemporâneo devido às recentes reformulações nos diferentes níveis de ensino. Com este artigo, visamos (i) apresentar visões onto-epistemológicas que orbitam decisões de educadores/as de professores/as no que diz respeito às propostas de currículo e (ii) tensionar os processos de re- / des- construção curricular que educadores/as de futuros/as professores/as de línguas têm passado, por meio de questões insurgentes. Para tanto, discutimos duas perspectivas onto-epistemológicas que influenciam diretamente a educação e a construção curricular e trazemos questões insurgentes com o objetivo de problematizar a perspectiva homogeneizante de currículo. Esperamos que este texto provoque inquietações e contribua para a construção de propostas curriculares que valorizem princípios de multiplicidade, diferença, alteridade e as dimensões coletiva, prática e reflexiva, com vistas à educação de professores / as comprometidos / as com a justiça social e a qualidade da educação pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

