Reflexões e Questões Insurgentes para Educadores/as de Professores/as de Línguas em Processos de Re-/Des-Construção Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.92545

Palavras-chave:

paradigmas onto-epistemológicos, educação de professores/as de línguas, currículo

Resumo

Os processos de re- / des- construção curricular trazem consigo questões relativas à complexidade, pluraridade e poder que merecem atenção, haja vista a centralidade do currículo no cenário educacional brasileiro contemporâneo devido às recentes reformulações nos diferentes níveis de ensino. Com este artigo, visamos (i) apresentar visões onto-epistemológicas que orbitam decisões de educadores/as de professores/as no que diz respeito às propostas de currículo e (ii) tensionar os processos de re- / des- construção curricular que educadores/as de futuros/as professores/as de línguas têm passado, por meio de questões insurgentes. Para tanto, discutimos duas perspectivas onto-epistemológicas que influenciam diretamente a educação e a construção curricular e trazemos questões insurgentes com o objetivo de problematizar a perspectiva homogeneizante de currículo. Esperamos que este texto provoque inquietações e contribua para a construção de propostas curriculares que valorizem princípios de multiplicidade, diferença, alteridade e as dimensões coletiva, prática e reflexiva, com vistas à educação de professores / as comprometidos / as com a justiça social e a qualidade da educação pública.

 

 

Biografia do Autor

Lilian Kemmer Chimentão, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Membro do grupo de pesquisa Linguagens, tecnologias e educação.  Principais áreas de interesse de pesquisa são: formação de professores na perspectiva histórico-crítica social e ensino-aprendizagem de língua inglesa

Alex Alves Egido, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo

Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo. Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período sanduíche na Michigan State University (MSU), mestre pelo mesmo programa de pós-graduação e licenciado em Letras - Inglês pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Área Linguística Aplicada

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Chimentão, L. K., & Egido, A. A. (2024). Reflexões e Questões Insurgentes para Educadores/as de Professores/as de Línguas em Processos de Re-/Des-Construção Curricular. Revista Letras, 110(1), 9–22. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.92545

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes