Investigando Aspectos Significativos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para Crianças Autistas nas Séries Iniciais da Educação Básica: Contrapontos entre o Professor (Não)Formado, o Professor Ousado e uma Demanda Emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.92527

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Ensino de Línguas Adicionais, Formação de Professores de Línguas

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia da linguagem que, dada a sua efervescência em número de casos e diagnósticos, tem fomentado estudos e discussões acadêmicas em diferentes áreas. Ao longo deste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa desenvolvida entre 2022 e 2023 que teve como objetivo principal investigar os aspectos significativos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças com TEA em contexto de educação inclusiva nas séries iniciais da educação básica. Como objetivos específicos, buscamos compreender os desafios e vulnerabilidades que os professores das séries iniciais enfrentam atuando em contexto de educação inclusiva e os fatores internos e externos que contribuem para uma abordagem significativa de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças com TEA. De natureza qualitativa e exploratório-etnográfica, e ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, foi possível identificar que os professores que atuam nas séries iniciais da educação básica regular enfrentam uma série de desafios e vulnerabilidades no acolhimento de crianças com TEA em suas aulas, que vão desde a ausência de políticas públicas à falta de formação inicial para atuarem nesses contextos. Especificamente no âmbito do ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças com TEA neste contexto, notamos que, mesmo diante dos desafios e vulnerabilidades, os professores têm conseguido desenvolver abordagens significativas e que estimulam a aprendizagem do inglês para essas crianças nas séries iniciais.

Biografia do Autor

Lucas Araujo Chagas, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Lucas Araujo Chagas possui Graduação e Licenciatura em Letras: Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com Mobilidade Internacional na LUniversité de Lorraine (França). Também é Licenciado em Letras: Português e Espanhol pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Especialista em Português Língua Estrangeira e Cultura Brasileira, Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos pela UFU. Enquanto docente, possui experiência como professor de línguas em institutos de idioma, escolas regulares de educação (Ensino Fundamental e Médio), ensino técnico, tecnológico e superior e já atuou tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e colaborador da Rede Andifes IsF. Como pesquisador atua e tem interesse nas áreas de 1) Currículo e Formação de Professores de Línguas; 2) Letramentos, Multiletamentos e Práticas Decoloniais no Ensino de Línguas Adicionais 3) Internacionalização da Educação, Políticas Linguísticas e Diplomacia do Conhecimento; 4) Inovação, tecnologia e formação universitária; 5) Psicolinguística, Neurolinguística e Patologias da Linguagem; 6) Ensino-aprendizagem de Inglês e Português Línguas Adicionais.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Chagas, L. A. (2024). Investigando Aspectos Significativos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para Crianças Autistas nas Séries Iniciais da Educação Básica: Contrapontos entre o Professor (Não)Formado, o Professor Ousado e uma Demanda Emergente. Revista Letras, 110(1), 85–108. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.92527

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes