Investigando Aspectos Significativos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para Crianças Autistas nas Séries Iniciais da Educação Básica: Contrapontos entre o Professor (Não)Formado, o Professor Ousado e uma Demanda Emergente
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.92527Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Ensino de Línguas Adicionais, Formação de Professores de LínguasResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia da linguagem que, dada a sua efervescência em número de casos e diagnósticos, tem fomentado estudos e discussões acadêmicas em diferentes áreas. Ao longo deste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa desenvolvida entre 2022 e 2023 que teve como objetivo principal investigar os aspectos significativos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças com TEA em contexto de educação inclusiva nas séries iniciais da educação básica. Como objetivos específicos, buscamos compreender os desafios e vulnerabilidades que os professores das séries iniciais enfrentam atuando em contexto de educação inclusiva e os fatores internos e externos que contribuem para uma abordagem significativa de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças com TEA. De natureza qualitativa e exploratório-etnográfica, e ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, foi possível identificar que os professores que atuam nas séries iniciais da educação básica regular enfrentam uma série de desafios e vulnerabilidades no acolhimento de crianças com TEA em suas aulas, que vão desde a ausência de políticas públicas à falta de formação inicial para atuarem nesses contextos. Especificamente no âmbito do ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças com TEA neste contexto, notamos que, mesmo diante dos desafios e vulnerabilidades, os professores têm conseguido desenvolver abordagens significativas e que estimulam a aprendizagem do inglês para essas crianças nas séries iniciais.
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