Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85749

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma vertente teórica que faz parte do desenvolvimento de uma Tese de Doutorado intitulada: "A Didática do Plurilinguismo na (trans)Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Público Brasileiro: uma proposta de pesquisa-ação-formação". Para tanto, faremos a contextualização da pesquisa, abordaremos a Didática do Plurilinguismo, bem como os pressupostos das Abordagens Plurais no ensino-aprendizagem de línguas. Por fim, teceremos reflexões sobre a área da pesquisa e o reflexo que essas abordagens nos trazem.

Biografia do Autor

Sweder Souza, Universidade Federal do Paraná

É Doutorando em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras/UFPR). É Professor e Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, Letras - Português/Espanhol e Segunda Licenciatura em Letras - Português da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e atua, também, nos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) da Instituição. Também é Assessor (Temporário) de Língua Portuguesa no Sistema de Ensino Aprende Brasil (Grupo Positivo), desenvolvendo atividades com a Formação Continuada de Professores e com o Ensino Básico. É líder da Linha de Pesquisa: Língua(gem) e Sociedade, pertencente ao Grupo de Pesquisa: Cultura, Cidadania, Tecnologia e Aprendizagem (FAEL/CNPq), Pesquisador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e do Laboratório de Educação em Línguas, vinculado ao Grupo de Investigação: Linguagens, Discursos e Identidade (CIDTFF-LABELING/Universidade de Aveiro) e também participa do Grupo de Pesquisa: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas (FLORES/UFPR/CNPq). Tem experiência com Revisão, Redação e Produção de Textos e de Materiais Didáticos, Gestão da Educação a Distância, Gestão de Projetos e Processos, Tutoria, Designer Instrucional, Coordenação Pedagógica e como Professor/Pesquisador nas áreas de Comunicação, Educação, Linguística e Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Linguísticas, Texto e Discurso, Didática, Formação de Professores (inicial/continuada), Currículo, Língua Portuguesa (materna/estrangeira) e Tecnologias e Inovação.

Maria Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Maria Helena Araújo e Sá is Full Professor at the Department of Education and Psychology (DEP) of the University of Aveiro (Portugal), where she teaches and supervises master, doctoral and post-doctoral students in the area of Language Teacher Education. She obtained her PhD in Didactics in 1994 at the University of Aveiro (UA). She is the Coordinator of the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers – CIDTFF (since 2016) and the Director of the Doctoral Programme in Education of the UA (since 2014). She is also a founding member of the Open Laboratory for Foreign Language Learning (LALE), which is co-coordinated up until 2019. She has been involved in several research projects and she has been publishing about issues related to intercomprehension, plurilingualism and interculturality.

Downloads

Publicado

2023-03-18

Como Citar

Souza, S., & Araújo e Sá, M. H. (2023). Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas. Revista Letras, 105(1). https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85749

Edição

Seção

Diálogos Internacionais Sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas