A formação inicial e continuada de professores de línguas no Brasil: um cotejamento entre as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85297Palavras-chave:
formação de professores, BNCC, ensino de língua portuguesaResumo
O presente artigo é resultado de uma fala no evento “UFPR-UA – Diálogos Internacionais em Formação de Professores de Línguas”, notadamente no Ensino de Língua Portuguesa e tem por finalidade fazer uma breve apresentação do estado da arte da formação de professores no Brasil. O texto parte de breve histórico das licenciaturas no Brasil para embasar um cotejamento entre as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019 (e no bojo desta, a Resolução CNE/CP nº 01/2020, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica). Amparado nas considerações da ANPAE, da ANPED e do CEALI-UFPR, o artigo destaca alguns pontos divergentes nos documentos mais recentes (2019 e 2020), que estariam representando um retrocesso em relação ao documento de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.