A formação inicial e continuada de professores de línguas no Brasil: um cotejamento entre as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85297

Palavras-chave:

formação de professores, BNCC, ensino de língua portuguesa

Resumo

O presente artigo é resultado de uma fala no evento “UFPR-UA – Diálogos Internacionais em Formação de Professores de Línguas”, notadamente no Ensino de Língua Portuguesa e tem por finalidade fazer uma breve apresentação do estado da arte da formação de professores no Brasil. O texto parte de breve histórico das licenciaturas no Brasil para embasar um cotejamento entre as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019 (e no bojo desta, a Resolução CNE/CP nº 01/2020, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica). Amparado nas considerações da ANPAE, da ANPED e do CEALI-UFPR, o artigo destaca alguns pontos divergentes nos documentos mais recentes (2019 e 2020), que estariam representando um retrocesso em relação ao documento de 2015.

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Publicado

2023-03-18

Como Citar

Veloso, F., & Pivovar, A. (2023). A formação inicial e continuada de professores de línguas no Brasil: um cotejamento entre as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019. Revista Letras, 105(1). https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85297

Edição

Seção

Diálogos Internacionais Sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas