Políticas linguísticas educacionais em contextos multilingues africanos

Autores

  • Cristine Gorski Severo UFSC
  • Ezra Nhampoca Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85256

Palavras-chave:

políticas linguísticas educacionais, multilinguismos africanos, cidadania linguística

Resumo

O artigo discorre sobre o papel e a importância de políticas linguísticas educacionais críticas para fomentar práticas multilíngues que operem a favor da justiça social no contexto educacional africano, de forma geral, e moçambicano, de forma específica. Para tanto, nos filiamos ao campo das políticas linguísticas educacionais críticas, atentando para os sentidos de língua e as ideologias linguísticas circulantes nos discursos e práticas educacionais em contextos africanos multilíngues. Apresentamos e defendemos uma compreensão alargada, crítica e contextualizada de multilinguismo como condição para o exercício da “cidadania linguística”, em atenção à importância de um olhar situado para as práticas e ideologias linguísticas dos sujeitos. Trata-se, com isso: (i) de validar e reconhecer os atos linguísticos agentivos, criativos e participativos de sujeitos multilíngues no contexto africano; (ii) de reconhecer e validar espistemologias de língua baseadas na experiência multilíngue africana.

Biografia do Autor

Cristine Gorski Severo, UFSC

Tem graduação em Letras-Inglês/Literatura (UFSC) e em Psicologia (UFSC), mestrado em Teoria e Análise Lingüística (UFSC, 2003), doutorado em Teoria e Análise Linguística (UFSC, 2007) e em Ciências Humanas (UFSC, 2018) e pós-doutorado em Políticas Linguísticas (Universidade da Pennsylvania). Tem pesquisado os temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; linguística colonial; políticas linguísticas críticas. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina e é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Integra o GT da ANPOLL de Sociolinguística. Participa, como pesquisadora, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas/NUER-UFSC e do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil/Varsul-UFSC. Lidera o grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas (CNPq). Em 2017 ministrou a conferência "Uma visão panorâmica das políticas linguísticas no Brasil: construindo diálogos" no ciclo de conferências "Para uma política do idioma" realizado na Academia Brasileira de Letras (https://www.youtube.com/watch?v=FcRnB3f6ocI)

Downloads

Publicado

2023-03-18

Como Citar

Severo, C. G., & Nhampoca, E. (2023). Políticas linguísticas educacionais em contextos multilingues africanos. Revista Letras, 105(1). https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85256

Edição

Seção

Diálogos Internacionais Sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas