O processo de manualização do saber linguístico em um manual de linguagem inclusiva institucional: uma análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.84443

Palavras-chave:

Manualização do saber linguístico. Análise do Discurso. História das Ideias Linguísticas.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise discursiva do processo de manualização do saber linguístico em um manual de linguagem inclusiva brasileiro. Buscamos compreender, sob o viés da Análise do Discurso de filiação francesa, em articulação com a História das Ideias Linguísticas, como ocorre o processo de manualização dos saberes sobre a língua portuguesa. Para tanto, nosso corpus de pesquisa se constitui do Manual de Linguagem Inclusiva para Editais de Concurso Público (Seleção Pública) do IFAL (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, 2018), dada sua atualidade e facilidade de acesso na internet, bem como sua extensão concisa. Em nossas análises, por meio dos recortes que selecionamos e desde o nosso gesto de interpretação, os discursos sobre igualdade se inscrevem em uma formação ideológica igualitária. Nesse sentido, no interior dessa formação ideológica, identificamos duas formações discursivas possíveis no guia analisado: não-sexista e inclusiva de gênero.

Biografia do Autor

Camilla Machado Cruz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada em Letras (UFSM) - Licenciatura - Habilitação: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola.

Mestranda em Letras (UFSM), área de concentração: Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Língua, sujeito e história.

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Publicado

2023-03-18

Como Citar

Cruz, C. M. (2023). O processo de manualização do saber linguístico em um manual de linguagem inclusiva institucional: uma análise discursiva. Revista Letras, 105(1). https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.84443

Edição

Seção

X SEAD: Luta de classes, gênero e raça