Trabalhos colaborativos com povos indígenas: o saber acadêmico e o tradicional na elaboração de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v101i0.72685Palavras-chave:
Materiais didáticos, Metodologias não-colonizadoras, Línguas indígenas.Resumo
Este artigo apresenta algumas experiências na elaboração de materiais didáticos para ensino de línguas indígenas em parceria com professores e comunidades indígenas de Roraima. A partir do conhecimento das estruturas das línguas naturais utilizando o aparato teórico da tipologia linguística (DRYER, 2006; DIXON 2009a, 2009b, 2012; GIVON, 2001, entre outros), este texto relata duas diferentes formas de conduzir trabalhos colaborativos, tendo como ponto de partida o conhecimento explícito dos falantes sobre a estrutura das suas línguas. O objetivo aqui é mostrar que o trabalho com línguas indígenas se torna muito mais rico quando metodologias não-colonizadoras (SMITH, 2012) são aplicadas para minimizar a distância entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento tradicional, assim o material produzido passa a refletir a realidade da língua e do povo que a fala.
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