A Ecopoética de G.H.
Resumo
Este texto oferece o termo ecopoética como uma maneira de conceituar as reverberações de som e silêncio no romance de Clarice, A paixão segundo G.H. (1964). Uma poética do eco procura investigar os contornos da arte verbal a partir da figura mítica de Eco, que personaliza os efeitos da reflexão sonora e da reverberação, e coloca em questão a noção de auto-identidade e de autoria. Uma comparação com o mito de Eco também ajuda a entender o desenvolvimento de uma poética da escuta que se move em uma direção inumana e assume uma dimensão planetária.
Palavras-chave
Anti-Narciso; escrita de ouvido, Eco; metamorfose
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v98i0.66413
Revista Letras - ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica)

Revista Letras está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.