A INVERSÃO DO RELATO TRADICIONAL DE GUERRA NO ROMANCE PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
Resumo
O romance contemporâneo português, que transfigura as
guerras colônias do período salazarista, tende a desmitificar o
feito histórico, afastar do acontecimento guerreiro traços de
dignidade e louvor, rebaixando-o ao campo do humano
degradado. Com o intuito de exemplificar tal questão, o presente
artigo analisa a imagem do conflito colonial entre Portugal e
Moçambique construída em A costa dos murmúrios (1988) de
Lídia Jorge, tendo como pressuposto comparativo o relato
clássico da Ilíada.
guerras colônias do período salazarista, tende a desmitificar o
feito histórico, afastar do acontecimento guerreiro traços de
dignidade e louvor, rebaixando-o ao campo do humano
degradado. Com o intuito de exemplificar tal questão, o presente
artigo analisa a imagem do conflito colonial entre Portugal e
Moçambique construída em A costa dos murmúrios (1988) de
Lídia Jorge, tendo como pressuposto comparativo o relato
clássico da Ilíada.
Palavras-chave
Relatos tradicionais de guerra; romance contemporâneo português; desmitificação; Traditional reports of war; contemporary Portuguese novel; demythification
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v67i0.5522