GÊNEROS TEXTUAIS E TRADIÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v66i0.5112Palavras-chave:
gêneros textuais, produção de texto nas escolas, text genres, text writing in schoolsResumo
O trabalho aponta a diferença entre uma concepção de gêneros textuais desenvolvida pela Lingüística e presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais e a visão tradicional que ainda orienta a produção de textos nas escolas. Foram analisados textos produzidos por alunos de escolas públicas de Curitiba em três níveis de escolaridade: 4a e 8a séries do nível fundamental e 3o ano do nível médio. Os textos analisados revelam a permanência de uma concepção de textos sem função comunicativa, organizada didaticamente a partir dos diferentes graus de complexidade da realidade representada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

