LEITORAS COM CORAÇÃO: USOS DE LEITURA DOS ROMANCES SENTIMENTAIS DE MASSA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v65i0.4294Palavras-chave:
romances sentimentais, leitura, literatura de entretenimento, sentimental novels, reading, entertaining literatureResumo
Este artigo aborda a leitura dos romances sentimentais da Editora Nova Cultural, líder de vendas desse gênero no Brasil. Com séries como Sabrina, Julia e similares, a editora conquistou leitoras fiéis desde 1978. Este artigo analisa, através de entrevistas, os usos e influência dessa leitura no dia-a-dia das leitoras. Esta visão mostra que as possibilidades oferecidas pela leitura às vezes levam a caminhos diferentes do que se poderia inicialmente supor. Mais que os textos em si, a forma como as leitoras se relacionam com eles leva a novas perspectivas no estudo dos romances sentimentais. Essa leitura aparece como forma de liberação das exigências cotidianas, fazendo as leitoras assumirem papéis ativos que fogem da aparente passividade proposta pela literatura de entretenimento. Ignorando conscientemente os aspectos estereotipados dos romances, as leitoras encontram os benefícios que a leitura pode trazer às suas vidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.