Pampa, espaço transfronteiriço: ensaio de geopoética meridional

Autores

  • Anselmo Peres Alós Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andrea Cristiane Kahmann Doutoranda em Literatura Comparada - PPG-Letras/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v91i0.37183

Palavras-chave:

Pampa, Fronteiras, América do Sul, Geopoética meridional

Resumo

RESUMO: este artigo propõe a discussão de alguns aspectos históricos relacionados à construção do pampa como um espaço poético. Neste sentido, obras literárias e ensaios históricos são comparados, estudados e analisados no que diz respeito a suas contribuições para a descrição de uma “geopoética meridional” no contexto da América do Sul.

Biografia do Autor

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor de Literatura no Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Andrea Cristiane Kahmann, Doutoranda em Literatura Comparada - PPG-Letras/UFRGS.

Mestre e doutoranda em Literatura Comparada na área de Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Estratégica Municipal (UNISC / FAMURS). Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002) e licenciatura plena em Letras (Português / Espanhol) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003). Foi docente do Curso de Tradução da Universidade Federal da Paraíba e do curso Letras / Libras da UFPB Virtual. Pesquisadora em Estudos Culturais e Estudos de Tradução. Possui experiência de pesquisa em universidades espanholas e atua, também, como tradutora.

Downloads

Publicado

2015-03-20

Como Citar

Alós, A. P., & Kahmann, A. C. (2015). Pampa, espaço transfronteiriço: ensaio de geopoética meridional. Revista Letras, 91. https://doi.org/10.5380/rel.v91i0.37183

Edição

Seção

Estudos Literários