Sociolinguística, corpora e educação

Autores

  • Hadinei Ribeiro Batista POSLING/UFRJ
  • Maria Cecília Mollica UFRJ/CNPq/PGCI/ FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.36269

Palavras-chave:

Sociolinguistica, corpora, etnografia, ambientes virtuais, educação.

Resumo

Os objetivos deste artigo são: (a) resenhar alguns trabalhos sobre construção de corpora para análise linguística, avaliando suas limitações para os estudos sociolinguísticos variacionistas; (b) discutir a necessidade do detalhamento de categorias sociodemográficas presentes em estudos variacionistas; e (c) propor um meio de construção de corpora a partir de salas virtuais de aprendizagem, que viabilize um mapeamento e descrição de variáveis linguísticas de forma mais transparente e que também possa contribuir para intervenções pedagógicas mais eficazes na educação básica. 

Biografia do Autor

Hadinei Ribeiro Batista, POSLING/UFRJ

Doutorando em Tecnologia e Inovação em Linguística

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6536471881093689

Maria Cecília Mollica, UFRJ/CNPq/PGCI/ FAPERJ

Titular em Linguística da UFRJ.

Pesquisadora I do CNPq.

Bolsista do Nosso Estado pela FAPERJ.

Professora do quadro permanente do POSLING/UFRJ e do PPGCI/IBICTI/UFRJ-ECO.

Coordenadora do POLOUFRJ DO PROFLETRAS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3739175536240285

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Publicado

2014-10-18

Como Citar

Batista, H. R., & Mollica, M. C. (2014). Sociolinguística, corpora e educação. Revista Letras, 90(2). https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.36269

Edição

Seção

Estudos Linguísticos