“E na história de hoje...”: uma análise do processamento inferencial em postagens do Facebook

Autores

  • Júlio Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sayonara Melo Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Márcia Ananda Soares Siqueira de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.35638

Palavras-chave:

Pragmática, pressuposição, implicatura.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar como o processamento inferencial é convocado para a (re)construção de sentidos nas postagens da fanpage Conselhos do He-Man, do site de redes sociais Facebook. Para tanto, pautamo-nos nas reflexões de Ducrot (1977; 1981; 1987) acerca das significações implícitas sinalizadas pelas pressuposições e nas formulações de Grice (1982) acerca do princípio da cooperação, das máximas conversacionais e da geração de implicaturas. Tomando como categorias de análise as expressões ativadoras de pressuposição e a quebra das máximas, empreendemos a análise de quatro postagens da referida página no intuito de elucidar como se dá a exploração dos implícitos nesse contexto. Os resultados alcançados nos permitem afirmar que os processos inferenciais convocados tanto por pressuposição quanto por implicatura são de fundamental importância para a compreensão dos sentidos do texto, concentrando, por vezes, a principal informação que se deseja comunicar.  

Biografia do Autor

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Atualmente, é coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL.

Sayonara Melo Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Márcia Ananda Soares Siqueira de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2012). Atualmente é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-10-18

Como Citar

Araújo, J., Costa, S. M., & Sousa, M. A. S. S. de. (2014). “E na história de hoje.”: uma análise do processamento inferencial em postagens do Facebook. Revista Letras, 90(2). https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.35638

Edição

Seção

Estudos Linguísticos