O falecido Mattia Pascal: conexões entre literatura e filosofia na obra de Luigi Pirandello

Autores

  • Annie Tarsis Morais Figueiredo Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Thiago Gomes da Silva Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Simone Marinho Nogueira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v89i1.31572

Palavras-chave:

Literatura, Filosofia, Morte

Resumo

O que pode haver de filosófico em um texto literário? Tomando como base a obra O falecido Mattia Pascal (1904) procura-se estabelecer uma ponte entre as considerações de Nietzsche e Heidegger, demonstrando como a literatura pode, primeiramente, resguardar uma série de problemáticas filosóficas, como também reapresentá-las sob uma ótica renovada que fomenta novo saber. A narrativa de Pirandello apresenta uma série de problemas temáticos subsequentes como ação criativa e ficcional, ciências e progresso tecnológico, liberdade e por fim o plano de fundo nadificador da existência. As temáticas não são abordadas separadamente como se nutrissem independência da linha de raciocínio central do texto, mas a jornada do protagonista Mattia Pascal, como também dos demais personagens, parece traçar uma progressiva superação das várias perspectivas durante toda a narrativa, e que acabam por fim numa grande afirmação trágica da vida. O objetivo desta pesquisa não é promover a obra Pirandello, ou mesmo tentar situá-la como um tipo de marco filosófico do século XX. O que se propõe aqui é demonstrar a partir de uma leitura interpretativa de O falecido Mattia Pascal, como um texto literário pode estar carregado de experiências que contribuem efetivamente para a formulação de concepções de vida, morte, desespero, angústia, liberdade, etc. Em suma, levanta-se a possibilidade da literatura, enquanto um ato munido de intuição e vida, ser a formulação pré-filosófica por excelência.

Biografia do Autor

Annie Tarsis Morais Figueiredo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestranda do programa Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Possui interesses de pesquisas que permeiam a Literatura Comparada e o Ensino de Literatura. 

Thiago Gomes da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (2007 - 2010), e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é pesquisador nas áreas: filosofia alemã do século XIX e XX, antropologia filosófica e mundo antigo. Foi membro do núcleo de estudos e pesquisas Literasofia (2008 - 2010) tendo exercido projeto de iniciação científica voluntário do CNPQ (2009 - 2010). Experiência em monitorias, organização de atividades acadêmicas e participação em colegiados. Atuou de 2010 a 2011 como professor monitor do componente Antiguidade Clássica e História da Filosofia no cursinho pré-vestibular da UEPB. Participa desde 2011 do núcleo de estudos Filosofia e Ética da Informação coordenado pela prof. Dra. Ana Thereza Dürmaier. 

Maria Simone Marinho Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Doutorado em Filosofia Medieval pela Universidade de Coimbra [revalidado no Brasil pela UFPB na área de concentração "Metafísica"], Mestrado em Filosofia Antiga pela Universidade Federal da Paraíba, Graduação em Filosofia e em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Professora Efetiva da Universidade Estadual da Paraíba e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal da Paraíba. Tem trabalhado nos últimos anos nas Áreas de Filosofia Antiga e Medieval, com ênfase no Neoplatonismo pagão e cristão, na História da Filosofia Medieval e na Mística Medieval, atuando principalmente com os filósofos medievais a partir do século XII. Atualmente é líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval (Principium/CNPq).

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Figueiredo, A. T. M., Nunes, T. G. da S., & Nogueira, M. S. M. (2014). O falecido Mattia Pascal: conexões entre literatura e filosofia na obra de Luigi Pirandello. Revista Letras, 89(1). https://doi.org/10.5380/rel.v89i1.31572

Edição

Seção

Estudos Literários