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LA TRADICIÓN CLÁSICA EN LA OBRA DE FERNANDO PESSOA

Liliana Swiderski

Resumo



O regresso de Pessoa às fontes clássicas seguiu duas direções, que neste artigo
procuro identificar e analisar. De um lado, foi uma das bases de suas utopias estéticas e
políticas, que expressou através de revistas, movimentos e profecias de regeneração; de
outro, é relevante na produção do seu heterônimo Ricardo Reis, quem, em pleno século
XX, recupera nas Odes os moldes formais e os temas de Horácio.


Resumen


El regreso a las fuentes clásicas que Pessoa impulsó siguió dos direcciones, que
en este artículo intento identificar y analizar. Por un lado, fue una de las bases de sus
utopías estéticas y políticas, que expresó a través de revistas, movimientos y profecías
de regeneración; por otro, es fundamental en la producción de su heterónimo Ricardo
Reis, quien, en pleno siglo XX, recupera en sus Odes los moldes formales y temáticos
de Horacio.

Classical tradition
in Fernando Pessoas works

Abstract

This article attempts to identify and analyze the influence of classical tradition
in Pessoa in two ways. On the one hand, it functions as one of the bases for his aesthetic
and political utopias revealed in magazines, movements, and regeneration prophecies.
On the other, it is relevant to the production under the pseudonym Ricardo Reis who, in
the 20th century, restores the formal models and Horaces themes through the Odes.


Palavras-chave


Fernando Pessoa; clássicos; Ricardo Reis; clásicos; classical tradition

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v64i0.2968