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ORALIDADE E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA PONTUAÇÃO

Lourenço Chacon

Resumo



Neste estudo, tivemos como preocupação a busca de fatos lingüísticos
possivelmente envolvidos na aquisição da pontuação. Para tanto, selecionamos ocorrências
de pontuação em 45 textos produzidos em situação escolar por três sujeitos que
freqüentaram a primeira série do ensino fundamental numa escola municipal de São José
do Rio Preto (SP) sendo 15 textos de cada sujeito. Como principais tendências
relacionadas ao emprego de sinais de pontuação nesses textos observamos: a) variação
inter-sujeitos; b) variação intra-sujeitos; c) variação em função de tipo de textos; d)
aumento de marcas de pontuação ao longo do ano; e) saliência do caráter gráfico da
pontuação nas primeiras produções textuais; e f) percepção de uma conjunção não
isomórfica de elementos de várias naturezas lingüísticas. Como hipóteses explicativas
para essas tendências, destacamos diferentes modos de relação dos sujeitos com a língua
e, sobretudo, sua inscrição histórica em práticas de oralidade e de letramento, sobrepostas
ou salientadas no emprego dos sinais.


Abstract


In this article, our aim was to search for linguistic issues possibly involved in
punctuation acquisition. In such a way, we extracted punctuation occurrences from 45
texts produced by three elementary school first degree students from São José do Rio
Preto (SP state, Brazil) 15 texts of each student. Data indicated six main tendencies: a)
intersubjects variation; b) intrasubjects variation; c) variation resulting from different
types of text; d) increase of punctuation across time; e) saliency of graphic character of
punctuation in the first texts; and f) perception of a non-isomorphic integration of
different linguistic elements. We suggested that different kinds of subject/language
relationship and facts from orality and literacy gave the main support to punctuation
activity of our subjects.


Palavras-chave


pontuação; aquisição da escrita; punctuation; writing acquisition.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v61i0.2883