Open Journal Systems

O NACIONALISMO EM ONDE CANTA O SABIÁ, DE GASTÃO TOJEIRO

Cássio Gustavo Busetto

Resumo



A renovação artístico-cultural representada pelo Modernismo brasileiro tardou
em chegar a nossos palcos. Nossos dramaturgos, apesar da efervescência cultural que o
movimento causou, estavam alheios às inovações de forma e conteúdo que outras artes
conheceram, pois ainda permaneciam ligados a uma tradição teatral própria do século
XIX, apenas superada na década de 40. Um representante desse tipo de dramaturgia foi
Gastão Tojeiro, e sua peça Onde canta o sabiá, escrita em 1920, pode ser considerada um
exemplo da produção da época. Na peça, Tojeiro trata de um tema caro aos modernistas,
o da identidade nacional. Mas se os artistas modernos estavam preocupados com uma
revisão crítica dos valores nacionais, Tojeiro vai na contramão e se limita a reproduzir o
nacionalismo romântico do século XIX.


Resumen


La renovación artístico-cultural representada por el Modernismo Brasileño tardó
en llegar a nuestros escenarios. Nuestros dramaturgos, a pesar de la efervescencia cultural
que el movimiento causó, estaban ajenos a las innovaciones de forma y contenido que
otras artes conocieron, pues aún estaban atados a una tradición teatral propia del siglo
XIX, solamente superada en la década de 40. Un representante de ese tipo de dramaturgia
fue Gastão Tojeiro, y su obra Onde canta o sabiá, escrita en 1920, puede ser considerada
un ejemplo de la producción de aquella época. En esa obra, Tojeiro trata de un tema
importante para los modernistas, el de la identidad nacional. Pero si los artistas modernos
estaban preocupados con una revisión crítica de los valores nacionales, Tojeira va en la
dirección opuesta, y se limita a reproducir el nacionalismo romántico del siglo XIX.


Palavras-chave


teatro; modernismo; Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v60i0.2879