A COSMOVISÃO CARNAVALESCA EM O PAGADOR DE PROMESSAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v60i0.2862Palavras-chave:
O pagador de promessas, Carnavalização, Texto dramático, Carnavalisation, Texte dramatique.Resumo
Este artigo constitui-se de uma leitura do texto dramático O pagador de promessas, de Dias Gomes, a partir de considerações teóricas de Mikhail Bakhtin acerca da carnavalização. Objetivamos demonstrar que a peça é organizada como um ato carnavalesco complexo, provido inclusive de todos os seus acessórios exteriores. Desde o espaço cênico, da mistura de gêneros e estilos, da utilização de um vocabulário que busca a violação das regras normais da linguagem e das convenções sociais ditas oficiais até as intrigas do enredo, a peça de Dias Gomes apresenta elementos que a faz passível de ser agrupada dentro da literatura de lógica carnavalesca.
Résumé
Cet article est constitué dume lecture du texte dramatique O pagador de promessas, de Dias Gomes, à partir des considerations théoriques de Mikhail Bakthin sur la carnavalisation. On a lintention de démontrer que la pièce est organisée comme un acte carnavalesque complexe, munie par tous les accessoires extérieurs. Partant de lespace scénique, du mélange des genres e des styles, de lutilisation dun vocabulaire qui viole des règles normales du language et des conventions sociales dites officielles, jusquaux intriques de lhistoire, le texte de Dias Gomes présente des éléments qui la fait devenir possible dêtre groupée dans la littérature de logique carnavalesque.
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