Open Journal Systems

A COSMOVISÃO CARNAVALESCA EM O PAGADOR DE PROMESSAS

Andrey Pereira de Oliveira

Resumo



Este artigo constitui-se de uma leitura do texto dramático O pagador de promessas,
de Dias Gomes, a partir de considerações teóricas de Mikhail Bakhtin acerca da
carnavalização. Objetivamos demonstrar que a peça é organizada como um ato carnavalesco
complexo, provido inclusive de todos os seus acessórios exteriores. Desde o espaço
cênico, da mistura de gêneros e estilos, da utilização de um vocabulário que busca a
violação das regras normais da linguagem e das convenções sociais ditas oficiais até as
intrigas do enredo, a peça de Dias Gomes apresenta elementos que a faz passível de ser
agrupada dentro da literatura de lógica carnavalesca.


Résumé


Cet article est constitué dume lecture du texte dramatique O pagador de
promessas, de Dias Gomes, à partir des considerations théoriques de Mikhail Bakthin
sur la carnavalisation. On a lintention de démontrer que la pièce est organisée comme un
acte carnavalesque complexe, munie par tous les accessoires extérieurs. Partant de lespace
scénique, du mélange des genres e des styles, de lutilisation dun vocabulaire qui viole
des règles normales du language et des conventions sociales dites officielles, jusquaux
intriques de lhistoire, le texte de Dias Gomes présente des éléments qui la fait devenir
possible dêtre groupée dans la littérature de logique carnavalesque.


Palavras-chave


O pagador de promessas; Carnavalização; Texto dramático; Carnavalisation; Texte dramatique.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v60i0.2862