MESSIANISMO E FIGURAÇÕES LITERÁRIAS O CASO DOS MUCKERS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v55i0.2820Palavras-chave:
Ficção histórica contemporânea, messianismo, Luiz Antonio de Assis Brasil, Fiction historique contemporaine, messianismeResumo
Este trabalho investiga os modos de figuração e seus efeitos em textos ficcionais que têm por objeto movimentos messiânicos que se transformaram em luta armada no Brasil. É analisado em particular, Videiras de cristal, romance de Luiz Antonio de Assis Brasil, publicado em 1990, que focaliza o movimento dos mukers, fato histórico ocorrido no interior do Rio Grande do Sul, entre 1872 e 1874.
Résumé
Ce travail essaie détudier les modes de figuration et ses effets dans des textes fictionnels dont lobjet porte sur les mouvements messianiques qui sont devenus des mouvements de lutte armée au Brésil. On analyse particulièrement Videiras de cristal, roman de Luiz Antonio de Assis Brasil, publié en 1990, qui traite du mouvement des mukers, fait historique survenu dans lÉtat du Rio Grande do Sul, entre les années 1872 et 1874.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.