Autonomia e reflexão nas práticas telecolaborativas em teletandem

Autores

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v85i1.26196

Palavras-chave:

telecolaboração, processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, autonomia.

Resumo

As novas tecnologias têm um papel fundamental no que diz respeito ao acesso às línguas e culturas estrangeiras e à comunicação autêntica. As práticas telecolaborativas podem enriquecer o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e a formação dos professores. Este artigo aborda os espaços que emergem no teletandem para que os aprendizes exercitem a autonomia e a reflexão. O teletandem é uma modalidade de tandem a distância por meio de conferências em áudio e vídeo utilizando o Windows Live Messenger, Skype ou ooVoo. Esta modalidade é apresentada pelo Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. A partir de um estudo qualitativo de cunho etnográfico realizado com estudantes brasileiros e estrangeiros, os resultados revelaram que o teletandem favorece e fomenta atitudes autônomas e reflexivas.

Biografia do Autor

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, UNESP

Doutora em Estudos Linguísticos Departamento de Letras Modernas

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Publicado

2012-12-12

Como Citar

Garcia, D. N. de M. (2012). Autonomia e reflexão nas práticas telecolaborativas em teletandem. Revista Letras, 85(1). https://doi.org/10.5380/rel.v85i1.26196

Edição

Seção

Estudos Linguísticos