UM HOMEM EM BUSCA DE MEMÓRIA, UM POVO EM BUSCA DE IDENTIDADE: AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA NO ROMANCE “O VENDEDOR DE PASSADOS”, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v82i0.25088Palavras-chave:
Literatura, História, Memória, José Eduardo AgualusaResumo
Atualmente, diversos teóricos têm discutido a relevância da metaficção historiográfica para o registro da memória coletiva de determinadas civilizações, nos mais diversos contextos históricos. O presente trabalho pretende realizar uma breve análise da produção literária angolana nas últimas décadas, assim como uma leitura da obra “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa. Com isso, objetiva-se perceber como a relação entre Literatura e História aparece na criação africana contemporânea, sobretudo na de Angola – observando, especificamente, como tais narrativas apresentam um distanciamento muito tênue entre o “real” e o “inventado”.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.