POR UMA HISTORIOGRAFIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Jose Marcelo Freitas de Luna

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v86i2.23907

Palavras-chave:

Português como língua estrangeira, historiografia, formação de professores.

Resumo

O presente artigo deriva de uma pesquisa historiográfica sobre o ensino de português como língua estrangeira nos Estados Unidos durante os anos de 40, 50 e 60 do século XX.  Guiando-nos por Koerner (1995), em sua referência particular ao princípio de contextualização, e tendo como fontes primárias os livros, períódicos e jornais da época encontrados nas bibliotecas de algumas universidades americanas, descrevemos, pontualmente, o clima de opinião da determinante da formação de professores de línguas estrangeiras. Essa descrição permite-nos interpretar o clima de opinião do período como favorável ao Brasil, fato que implicará a escolha e a promoção de uma variante chamada brasileira para o ensino de português nos Estados Unidos.

Biografia do Autor

Jose Marcelo Freitas de Luna

José Marcelo Freitas de Luna tem graduação em Letras pela UFPB (1985), mestrado em Língua Inglesa pela UFSC (1990), doutorado em Linguística pela USP (1999) e pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin (2010-2011). É professor do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, com produção na área de linguística aplicada e historiografia do ensino de línguas. Entre as suas principais publicações, destacam-se: O Português na Escola Alemã de Blumenau: da formação à extinção de uma prática, e Educação e Lingüística – Ensino de Línguas, livros publicados respectivamente em 2000 e 2007.

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Como Citar

Luna, J. M. F. de. (2012). POR UMA HISTORIOGRAFIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Letras, 86(2). https://doi.org/10.5380/rel.v86i2.23907

Edição

Seção

Estudos Linguísticos