TEATRO DE COELHO NETTO: UMA LEITURA CONTEUDÍSTICA

Autores

  • MARTA MORAIS DA COSTA USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19664

Resumo

A dramaturgia de Coelho Netto apresenta redundâncias de temas o motivos que, em seu interrelacionamento, oferecem um quadro artístico das contradições da sociedade burguesa do inicio do século XX no Brasil. O valor do dinheiro como agente deco-rupção, a crítica ã instituição do casamento e da família, através da quebra do tabu da virgindade e pela apresentação do adultério feminino, consentido pela omissão do marido. Isfo esté colocado no jogo dos personagens, que ocupam funçõesconflitantes: ou de adjuvantes ou de oponentes, desejando, cada um deles, objetos também conflitantes. É a oposição entre o amor e a sinceridade contra a falsidade e o desejo de ascensão social. Deste choque resulta a venda do amor e da mulher.Mas, numa posição ideológica idealista, o amor e a sinceridade sempre vencem.
A forma de expressão dramática, principalmente o drama e a comédia de costumes, oferece apenas uma visão sintética das tendências literárias de sua época: o Realismo-Naturalismo, o simbolismo, a visão nacionalista da terra. Em síntese, é um teatro que reflete, formal e confeudisticamente, o momento detransição que precede a eclosão do importante período modernista brasileiro.

Downloads

Como Citar

MORAIS DA COSTA, M. (1975). TEATRO DE COELHO NETTO: UMA LEITURA CONTEUDÍSTICA. Revista Letras, 23. https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19664

Edição

Seção

Artigos