Open Journal Systems

O ESPAÇO E OS OBJETOS EM QUINCAS BORBA

Cassiana Lacerda Carollo

Resumo


O propósito da análise do papel assumido pelo espaço e objetos em Quincas Borba está centrado na tentativa de partir do levantamento dos dados significantes para questionar a estrutura da cb.a como reveladora da tensão resultante da intro'dução do novo papel assumido pelo objeto no rito da sociedade industrial, mais particularmente, na experiência do "desconcerto" com que tal sistema peneirou no Brasil.
Inicialmente procurarmos analisar o espaço do livro e o livro como objeto, vale dizer, a consciência de covealidadc c a marca do lugar do discurso, tornada fundamental pelo que esta comporta na recusa do código.
A partir do aprofundamento do percurso espacial das personagens, do papel da simetria o da perspectiva oblivemos no e do tema profundo da vitória a linha ccndutora da relativização, o que privilegiará o jogo do isotopías ser/parecer.
Através de constatação quantitativa verificamos que Quincas Borba é uma obra em que o espaço aberto ocupa papel fundamental, permitindo-se atribuir às ruas, bairros c objetos o papel de sinédoque do sujeito na medida em que são índicesdo processo da degradação ou melhorarr.into. O objeto perdendo seu caráter funcional ao ser encarado como canal de informação do status social torna-se kitsch, o que apoiará a proposta da relação isotópica espaço décor (constituído de objetos funcionais, espaço de intimidade e proteção) espaço scène (comportando objetos kitsch, com função ora adjuvante ora oponente da acordo com as leis da exterioridade).
Concluímos 3 partir de tais colocações que Quincas Borba delato um mecanismo social na forme em que este assume o papel de elemento íntimo da cultura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v23i0.19657