O TEATRO ITALIANO GROTESCO DO PRIMEIRO NOVECENTO

Autores

  • CAROLINA MASSI ALBANESE UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19656

Resumo

Em 29 de maio de 1916 é representada A Máscara e o Vulto, que o autor luigi Chiarelli define como "um grotesco". Nos anos seguintes, vêm à ribalta peças de Rosso di San Secondo, Antonelli, etc. Fala-se de uma nova escola teatral italiana àqual é dado o nome da feliz expressão adotada por Chiarelli: ''grotesco". Os comediógrafos em questão rejeitam esta classificíção, afirmando cada um sua própria independência.A poética de cada autor, de fato, apresenta caracteres distintos; há, todavia, um elemento que permite reunir esta produção.- por caminhos diferentes é executada a mesma ação de ruptura com a tradição verista. A temática agora muda; protagonista da comédia não é mais a vida cotidiana, e sim o momento da insegurança que põe em dúvida tanto a validade do mundo externo, quanto a compacidade da própria personalidade.
Um dos expedientes mais eficazes para promover esta ação crítica é o personagem, coro ou eu'épico, que comenta o drama desvendando as ações e os sentimentos, para descobrir o verdadeiro significado ou a ausência de significado.

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Como Citar

MASSI ALBANESE, C. (1975). O TEATRO ITALIANO GROTESCO DO PRIMEIRO NOVECENTO. Revista Letras, 23. https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19656

Edição

Seção

Artigos