A POÉTICA DO MODERNISMO E SUA INSERÇÃO NO TEMPO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19654Resumo
Este estudo, escrito por ocasião do centenário de Leopoldo Lugones, é uma leitura do modernismo hispano-americano diante da crítica contemporânea. Ele considera o romantismo como o primeiro movimento de ruptura da £rte moderna, uma problemática da linguagem, não mais da língua. "Diier'' o mundo, é "dizer" a linguagem.A característica principal dessa nova estética do modernismo ó o sincretismo (incorporação á expressão literária des procedimentos das outras artes e conciliação do tendências diversas). Dario, desenvolvendo o espaço da língua espanhola c um precursor da épcca atual e também Lugcncs ccm sua concepção da misüã.-j profética do poeta. Ele enriquece a realidade partindo do universo simbólico do |-'03,a- Ocb¡etivo dos modernistas foi a contemporancidade, nostalgia da unidade perdido.
Renovando a concepção do poético o modernismo funda o autonomia literária da América Hispânica.
Downloads
Como Citar
JOZEF, B. (1975). A POÉTICA DO MODERNISMO E SUA INSERÇÃO NO TEMPO PRESENTE. Revista Letras, 23. https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19654
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.