SOBRE A NOÇÃO DE "NOVO VERBAL" EM PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19598Resumo
Demonstra se neste trabalho que o "modo indicativo" consiste emformas verbais que contêm um de dois elementos morfológicos: "passado" ou "não passado", e que podem ser relacionadas, adicionalmente, a valores temporais secundários ("anteriodidade" e "subseqüência").O "modo subjuntivo", por outro lado, consiste em formas verbaisque não contêm nenhum dos dois elementos morfológicos quecaracterizam o "modo indicativo"; suas duas manifestações (p. e. fale, falasse) são determinadas pelo valor temporal veiculado no verbo principal da oração. O "infinito", mas uma variante do "modo subjuntivo" que surge no lugar deste em determinadas circunstâncias.
Downloads
Como Citar
Martin, J. (1975). SOBRE A NOÇÃO DE "NOVO VERBAL" EM PORTUGUÊS. Revista Letras, 24. https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19598
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

