O TEMA DE GRANADA EM RUBÉN DARÍO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19596Resumo
O feitiço de Andaluzia foi descoberto primeiro pelos românticosc depois por Rúben Darío c outros escritores modernistas. Isto se deve justamente à busca do exótico e do sentido de evasão, pois o poeta modernista é ante tudo um romântico, que irá criar obras anti-realistas, de fuga à realidade, como Darío, que buscou o exótico para sonhar. Uma de suas principais fontes literárias foram "As mil e uma noites", onde está todo esse encanto oriental a que aspirava o poeta: o mundo da imaginação e do sonho.Granada, "o velho paraíso moro", lhe causou uma sensação demistério, de eterno, de transcendente. A evocação histórica e a nostalgia do passado lhe motivaram um gozo harmonioso que se fez transparante através da água, da lenda e da sua própria fantasia.
Downloads
Como Citar
Rodrigues Garcia, I. (1975). O TEMA DE GRANADA EM RUBÉN DARÍO. Revista Letras, 24. https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19596
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.