ANÁLISE DE DOIS POEMAS DE JOSÉ ANGEL VALENTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19594Resumo
Através da análise de El ángel vemos como o homem se debatee luta por alcançar a felicidade mas se encontra indefeso ante asforças celestiais.O anjo apresentado no poema é um ser ao mesmo tempo justoe cruel, símbolo de fatalidade, talvez de morte. O homem luta "contra el ángel", mas não consegue nada. Sempre estará impedido por suas realidades terrenas. Sua própria realidade (a vida e a morte) será para ele sempre uma incógnita da qual será escravo.
No poema El muro o ser humano busca desesperadamente a Deus em meio à vida. Sua situação é de abandono, incerteza, desespero, angústia, desorientação. No muro, busca e espera a revelação de um deus mas acaba por cair, sem conseguí-la.
Talvez do outro lado do muro encontre o Ser a quem procurou desesperadamente na vida.
Downloads
Como Citar
A. Arroyo Espínola, G. (1975). ANÁLISE DE DOIS POEMAS DE JOSÉ ANGEL VALENTE. Revista Letras, 24. https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19594
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

