ARTIGO INDEFINIDO E NUMERAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19584Resumo
O artigo indefinido um originou-se do numerai latino unu, línguaem que este só esporadicamente funcionava como artigo. Diverge-se sobre o aparecimento da nasal bilabial no feminino uma. Explica-o, mais Drovavelmente, a grafia de u-a. aue também se escrevia um-a Quanto à categoria gramatical de número plural só o artigo a possui, porque o numerai, indicando a unidade, a quantidade unitária, não pode ter plural.Se se considerar a distribuição em paradigmas, aparece outradiferença entre o numerai e o artigo: este está cm oposição ao artigo definido o, e aquele, a dois, três, quatro, etc. A maior diferença está, porém na intensidade com que são pronunciados.
O artigo não tem "status" de vocábulo fonològico porquede intensidade 1. O numeral o tem, porque de intensidade 2. Nasrespostas, por outro lado, o numerai ocorre sozinho, formando frase. Não assim o artigo.
Downloads
Como Citar
Sandmann, A. J. (1975). ARTIGO INDEFINIDO E NUMERAL. Revista Letras, 24. https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19584
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.