INTER-RELAÇÃO DE TIPOS DE DISCURSO

Autores

  • Zilla Mara Scarpari Schmidt UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19559

Resumo

Entre o discurso referencial, o discurso direto, o discurso indireto e o indireto livre estabelece-se uma estrita relação. A distância que normalmente separa o discurso referencial do discursoreproduzido é muitas vezes imperceptível gerando um texto ambíguo, com diferentes possibilidades de interpretação, no que concerne ao emissor do enunciado. O assunto liga-se, portanto, ao problema das vozes e do foco naríativo, ao nível da micro-estrutura do texto.
Os discursos reproduzidos são intercambiáveis e exercem influências reciprocas, o que lhes abala a estrutura tradicional e produz as novas formas com que se apresentam em "La Semaine Sainte", onde o processo de atualização, que caracteriza toda narrativa dramatizada, determina-lhes a originalidade.

Downloads

Como Citar

Scarpari Schmidt, Z. M. (1976). INTER-RELAÇÃO DE TIPOS DE DISCURSO. Revista Letras, 25. https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19559

Edição

Seção

Artigos