AS NUANÇAS TEATRAIS DA MÚSICA EM GOTA D'ÁGUA

Autores

  • Isabel Jasinski UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v47i0.19029

Palavras-chave:

Teatro Brasileiro Contemporâneo, Música, Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes

Resumo

O uso da música em Gota d'água se realiza em harmonia com a ação pelo fato de ter sido escrita conjuntamente com a história pelo compositor Chico Buarque em co-autoria com Paulo Pontes. Ela é parte intrínseca da obra e aproxima-se do uso que aópera faz deste recurso artístico, hipnotizando o espectador pela unidade som/palavra.Por outro lado, quebra a sua passividade pelo distanciamento brechtiano quando estabelecerelação dialética entre momentos diferentes doÉ enredo e entre contexto e ritmodissonantes. A música nessa peça liga os elementos significativos enquanto acompanhamento ou ilustração, marcando a ação na história, como narração, e na História, como símbolo de uma ideologia cultural.

Downloads

Como Citar

Jasinski, I. (1997). AS NUANÇAS TEATRAIS DA MÚSICA EM GOTA D’ÁGUA. Revista Letras, 47. https://doi.org/10.5380/rel.v47i0.19029

Edição

Seção

Estudos Literários