NEM ANJO, NEM DEMÔNIO: UMA ANÁLISE CULTURAL DA APROPRIAÇÃO DA OFÉLIA DE SHAKESPEARE EM THE FAMILY SHAKESPEARE.

Autores

  • Cristiane Busato Smith UTP/UNIANDRADE

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v77i0.12606

Palavras-chave:

A Ofélia de Shakespeare na cultura vitoriana – The Family Shakespeare – a “estrutura de sentimento” de Raymond Williams

Resumo

Este artigo recupera a história da apropriação da personagem Ofélia de Shakespeare no século XIX na Inglaterra, focalizando na adaptação feita pelos Bowdler em The Family Shakespeare, o maior fenômeno editorial shakespeareano do século. Analisam-se as permanências e cortes feitas no texto, na tentativa de compreender a política de adaptação que norteou os autores. O conceito de “estrutura de sentimento” de Raymond Williams é empregado para entender a relevância de tal manifestação para a cultura vitoriana.

Biografia do Autor

Cristiane Busato Smith, UTP/UNIANDRADE

Mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UFPR) e Doutora em Estudos Literários (UFPR). Professora da graduação de Literatura Inglesa e Literatura Norte-Americana (UTP). Professora do Mestrado em Teorias Literárias (UNIANDRADE). 

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Como Citar

Smith, C. B. (2009). NEM ANJO, NEM DEMÔNIO: UMA ANÁLISE CULTURAL DA APROPRIAÇÃO DA OFÉLIA DE SHAKESPEARE EM THE FAMILY SHAKESPEARE. Revista Letras, 77. https://doi.org/10.5380/rel.v77i0.12606

Edição

Seção

Dossiê Alteridade em Construção