Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas

Autores/as

  • Maria Angélica Pedra Minhoto Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.50214

Palabras clave:

Sistema Nacional de Avaliação, Educação Básica, Avaliação Educacional

Resumen

Este artigo trata da constituição e funcionamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação brasileira. O texto recupera informações importantes sobre a origem deste sistema, bem como apresenta e discute as características das peças que o compõem. Analisando os objetivos declarados pelo sistema e os problemas na sua implementação, o trabalho conclui mostrando sua insuficiência e a necessidade de constituição de uma avaliação rigorosa da qualidade das escolas e dos sistemas educacionais, como elemento imprescindível para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Publicado

2016-06-16

Cómo citar

Minhoto, M. A. P. (2016). Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas. Jornal De Políticas Educacionais, 10(19). https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.50214

Número

Sección

Artigos