DA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Angela Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Schumacker Lessa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.43428

Palavras-chave:

Política de Formação, Formação de Professores, Especialização em Docência na Educação Infantil, Análise Crítica de Discurso.

Resumo

Este artigo aborda aspectos da política nacional de formação de professores da educação básica, mais especificamente da educação infantil, a partir de uma experiência de avaliação externa de um curso de especialização em docência em educação infantil. O objetivo é problematizar a proposição de uma política nacional de formação de professores, tomando por base duas categorias: relação teoria e prática e condições de frequência e permanência na formação. Tais categorias são provenientes da análise dos discursos obtidos mediante questionários de avaliação das disciplinas do referido curso de especialização e do acompanhamento de atividades desenvolvidas no curso como seminários e defesas de trabalhos de conclusão de curso. Identificou-se, a partir da análise crítica de discurso, a importância de um curso que tenha a práxis como mote de orientação da formação e a ampliação da ideia de regime de colaboração entre os entes federados para além do financiamento parcial de processos formativos, sendo necessário incluir condições mais amplas de frequência aos cursos e políticas de continuidade no contexto local.

Biografia do Autor

Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Estudos da Criança na área da Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (2010), com validação na área da Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

Juliana Schumacker Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia (2008) e Mestre em Educação (2011) pela mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Coutinho, A. S., & Lessa, J. S. (2016). DA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Jornal De Políticas Educacionais, 10(19). https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.43428

Edição

Seção

Artigos