AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS POR LICENCIANDOS NO ÂMBITO DE SUBPROJETOS PIBID E DE CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • LIDIANE LIMANA PUIATI Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eduardo A. Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41880

Palavras-chave:

Curso de Licenciatura, PIBID, Escola de Educação Básica

Resumo

Apresentamos neste artigo um paralelo entre ações desenvolvidas em escolas por licenciandos no âmbito de Cursos de Licenciatura e no âmbito de Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, realizamos entrevistas com 10 Coordenadores de Área de Subprojetos PIBID de uma Instituição de Educação Superior (IES) federal, grupos focais com 28 licenciandos participantes de Subprojetos PIBID da mesma IES e analisamos 10 textos dos Subprojetos por Área Disciplinar PIBID. Em síntese, podemos afirmar que há diversas atividades desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência no âmbito de Subprojetos PIBID, sendo mais recorrente o planejamento e implementação de atividades didáticas em escolas. Tais atividades variam desde oficinas com temas diversos e isolados entre si, até um conjunto de atividades didáticas sequenciadas sobre determinado assunto para desenvolvimento em aulas. As atividades desenvolvidas em escolas no âmbito de participações em disciplinas de Cursos de Licenciatura são, em sua grande maioria, observações pontuais em aulas e planejamento e implementação de atividades didáticas pelos licenciandos. Traçando um paralelo entre as atividades desenvolvidas nesses dois âmbitos de formação, podemos afirmar que ambos priorizam a organização e o desenvolvimento de atividades didáticas. No entanto, pelo relato dos próprios envolvidos nas atividades desses dois âmbitos – os licenciandos – o PIBID se destaca, pois oportuniza conhecer a escola durante um período prolongado e vivenciar a sala de aula como típicos professores de Educação Básica.

Biografia do Autor

LIDIANE LIMANA PUIATI, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Educação Física Escolar pela UFSM e Mestrado em Educação pela UFSM. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Eduardo A. Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo e em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e estudos de pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2016-05-18

Como Citar

PUIATI, L. L., & Terrazzan, E. A. (2016). AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS POR LICENCIANDOS NO ÂMBITO DE SUBPROJETOS PIBID E DE CURSOS DE LICENCIATURA. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41880

Edição

Seção

Artigos