TRANSFORMANDO DOIS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM DUAS UNIVERSIDADES TECNOLÓGICAS FEDERAIS POR VIAS DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97942

Palavras-chave:

Cefet, Educação Profissional e Digital, Educação Superior, Educação Tecnológica

Resumo

Este artigo dialoga com a trajetória de lutas das comunidades “Cetefianas” que pleiteiam as transformações dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em duas Universidades Tecnológicas Federais (UTFs), com o foco no quesito para uma Universidade, que é o de atuar com a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Um deles no estado de Minas Gerais e o outro no estado do Rio de Janeiro, embora situados em estados diferentes tem propósitos idênticos. O objetivo deste estudo é demonstrar as árduas trilhas seguidas para se chegar às solicitações de transformações dos dois CEFETs em UTFs, dentre tais solicitações, a de atuar na tríade. Procura-se justificar essas transformações, posicionando-as dentro da sua legitimidade e na razoabilidade. Opta-se por metodologia mista, por razões de abordagens qualitativa e quantitativa. Realizam-se análise documental e buscas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e dos CEFETs. Os resultados são promissores e providenciais ao sinalizarem positivamente para as transformações, assinalando ganhos na evolução e inovação da educação superior, tanto em termos de  educação tecnológica quanto de educação profissional.

Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública.  Doutorando em Educação (Estado, Sociedade e Educação) pela Universidade de São Paulo e Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira – Inep. Brasília, DF. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1355-8797. E-mail: atair.sousa@usp.br

Wanderley dos Santos Roberto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1732-6317. E-mail: wanderleysr@gmail.com.

 

Referências

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre.; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 2. Ribeirão Preto, set. 2017/fev. 2018. p. 4-24

GARCEZ, Carolina Montanha; VITOR, Daniel Henrique Curia; BORTOLI, Mirela Marchiori Bortoli.; VIEIRA, Lucas Augusto; PRADO, Danielle Goncalves De Oliveira; THIAGO, Danielle Goncalves De Oliveira. Qualifying Students in Private and Public Schools from Apucarana for the OBMEP. In R. Thripp & I. Sahin (Eds.), Proceedings of iHSES 2020. International Conference on Humanities, Social and Education Sciences, ISTES Organization. Washington, DC, USA., 2020. p. 37-45

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Percentual de docentes com pós-graduação stricto sensu – atualizado em 03/10/2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/percentual-de-docentes-com-pos-graduacao-stricto-sensu. Acesso em: 04 out. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Indicadores de qualidade da educação superior. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 04 out. 2024

KHAN, Shazia Naureen. Qualitative Research Method. Phenomenology. Asian Social Science, v. 10, n. 21. Monash/Australia, 2014.

KOLLER, Cláudio André; SOBRAL, Francisco José Martins construção da identidade das escolas agrotécnicas federais: a trajetória da COACGRI ao CONEAF. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 220-229

LARRAGUIVEL, Enrique Ruelas. La educación superior tecnológica en México. Historia, situación actual y perspectivas. Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES), v. II, n. 2. Ciudad Universitaria, México, 2011. p. 35-52

EVER, Laura Viviana; CRESPO, Patricia Figueroa. Las universidades tecnológicas mexicanas en el espejo de los institutos universitarios de tecnología franceses. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 7, n. 14. México, 2002. p. 17-49

MEC. Ministério da Educação. Educação profissional e tecnológica-2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/30891-ha-106-anos-brasil-iniciava-atividades-que-nos-dias-de-hoje-formam-mais-de-700-mil-pessoas. Acesso em: 25 ago. 2023.

MEC. Ministério da Educação. IGC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/igc. Acesso em: 20 set. 2024.

MOERSCHELL, Linda. Resistance to Technological Change in Academia. Current Issues in Education, v. 11, n. 6. Tempe/AZ, USA, 2009. p. 1-10.

OTRANTO, Carlos Roberto. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista Retta, v. 1, n. 1, Seropédica/RJ, jan./jun. 2010. p. 89-108

PARENTE, Ana Paula Gomes. Da Legislação à Prática: Uma análise do Programa Auxílio Permanência, da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília para os estudantes em vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília/DF, 2013. 119. p

PILATTI, Luiz Alberto; LIEVORE, Claudete. Universidades Tecnológicas: o que induziu esse modelo universitário no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v.11, n. 2. Ponta Grossa/PR, 2028. p. 582-613

RAMSEY, Greg; CARNOY, Martin; WOODBURNE, Graham. Aprendiendo a trabajar: Una evaluación del Colegio Nacional de Educación Profesional Técnica y de Universidades Tecnológicas de México. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 5, n. 10. Distrito Federal, México, 2000. p. 1-27

ROJAS, José Manuel. Ampliación de la oferta de educación superior en México y creación de instituciones públicas en el periodo 2001-2012. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. IV, n. 5. México, 2015. p. 3-32

SILVA JÚNIOR, Antônio Ferreira; FERNÁNDEZ, Gretel Eres. O projeto de curso em debate a partir de falas de professores da licenciatura em espanhol do Instituto Federal de Brasília. Revista Leia Escola, v. 20, n. 2, Campina Grande/PB, 2020. p. 151-171

TANG, Mulyadi; HASAN, Zulfikar; BANGKARA, Andi; EMY, Mardiana; RISTIANTI, Dwi Hapsari. Exploration of Technology Transformation-Based Learning Experiences and Higher Education Leadership. Tafkir: Interdisciplinary Journal of Islamic Education, v. 3, n .2. Indonesia, Jul. 2022. p. 181-197

VIEIRA, Cláudia Cristina Ferreira. Alinhamento entre Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e Planejamento Institucional no âmbito do Instituto Federal de Brasília. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília/DF, 2019. 145. p

Downloads

Publicado

2025-08-29

Como Citar

Sousa, A. S. de, & Roberto, W. dos S. (2025). TRANSFORMANDO DOIS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM DUAS UNIVERSIDADES TECNOLÓGICAS FEDERAIS POR VIAS DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97942

Edição

Seção

Artigos