ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA/NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: A UNIDADE NA COLETIVIDADE NO PERCURSO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91690

Palabras clave:

Proposta Curricular, Políticas Curriculares, Metodologia.

Resumen

Este texto objetiva apresentar aspectos subjacentes ao percurso metodológico de elaboração da Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, especialmente do trabalho desenvolvido por uma comissão denominada de Comissão Revisora e do seu olhar na organização do documento, durante os anos de 2015 a 2019. Na elaboração da proposta, a metodologia adotada foi a da pesquisa-ação (BARBIER, 2004) primando pela colaboratividade como princípio fundante para o desenvolvimento de suas ações. Apoiou-se teoricamente em autores como Contreras (2012), Arroyo (2011), Sacristán (2000) e Freire (1997) para inquirir sobre como manter a unidade metodológica em uma construção coletiva. Demarca o local de desenvolvimento da pesquisa, a colaboração de diferentes partícipes e os diálogos decorrentes. Indica ainda a inextricável relação entre currículo e condições de trabalho docente, bem como o desafio de fazer jus ao movimento metodológico adotado sem escamotear as características locais de sua elaboração. O estudo comprova a importância da definição metodológica em contextos de pesquisa envolvendo expressivo universo educacional, como o caso de uma rede pública municipal, bem como de sua assertividade na produção colaborativa de documentos curriculares. Além disso, considera-se tanto a ideia da criação de uma Comissão Revisora quanto de sua composição por professoras da própria rede, atrelada aos investimentos em formação stricto sensu como pontos favorecedores à eficácia requerida em trabalhos desta natureza.

Biografía del autor/a

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); professora permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (Mpies) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); professora da educação pública municipal de Feira de Santana-BA. Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (Epods/Uneb); Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5453-7872; E-mail: mtsoares@uneb.br.

Ana Paula Oliveira Moraes Soto, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação (Unicamp). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Serrinha/BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE -Unicamp). Professora da Rede Pública Municipal de Educação de Feira de Santana/BA. Brasil. 

Simone Dias Cerqueira de Oliveira, UFBA

Doutoranda em Educação (Ufba). Professora da Rede Pública Municipal de Educação de Feira de Santana/BA. Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Brasileira (Himeb-UFRB)

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Publicado

2023-09-07

Cómo citar

Soares, M. T. N., Soto, A. P. O. M., & Oliveira, S. D. C. de. (2023). ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA/NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: A UNIDADE NA COLETIVIDADE NO PERCURSO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91690

Número

Sección

Artigos