FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO NÍVEL STRICTO SENSU: OS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA

Autores/as

  • Dayse Kelly Barreiros de Oliveira Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal. http://orcid.org/0000-0002-2686-8698
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal https://orcid.org/0000-0001-6664-6419

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89889

Palabras clave:

Formação de professores, Formação continuada, Pós-graduação stricto sensu, Educação básica

Resumen

O artigo objetiva estabelecer princípios e elementos básicos para constituir uma proposta de formação continuada no nível stricto sensu para professores da educação básica. A metodologia foi a revisão de literatura específica. Como considerações, o trabalho sinaliza uma proposta de formação, na perspectiva histórico crítica, que tem como princípios basilares a práxis e a pesquisa por meio dos elementos: professor como intelectual, articulação entre conhecimento universitário e escolar, sólida formação teórica-metodológica, trabalho docente e valorização docente. A proposta considera as múltiplas determinações e suas implicações na constituição dos sujeitos. Além da possibilidade de vivências ancoradas numa perspectiva emancipatória, em que as relações universidade e escola sejam horizontalizadas e éticas, podendo significar a garantia de processo formativo de intelectuais orgânicos.

Biografía del autor/a

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e Professora de educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professora da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Citas

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. Revisão da Bibliografia. In. ALVES MAZZOTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, pp. 179-188, 1998.

BARREIROS, Dayse Kelly. Os sentidos e significados da formação stricto sensu no trabalho docente da educação básica. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Dayse Kelly Barreiros de. A formação stricto sensu como formação continuada na educação básica: contexto, pressupostos e possibilidades. 2019. 253 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

BRASIL.

CARVALHO, Mark Clark Assen de; DAMASCENO, Ednaceli Abreu; MOURA, Maria do Socorro Lima. Navegando em águas turvas no campo da política e da formação de professores. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 3, pp. 169-196, jul. 2019.Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300169&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 19 de fevereiro de 2022.

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro. A (de) Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular. In: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (orgs.). Diálogos Críticos, volume 2: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020, pp. 102-122. Disponível em: <https://3c290742-53df-4d6f-b12f-6b135a606bc7.filesusr.com/ugd/48d206_b5a8740a4b0a4ae0a58087199eefbc6a.pdf>. Acesso em 06 de setembro de 2022.

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Campinas, SP: Mercado das letras, 2018.

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades'. 2008. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro. A formação contínua docente como questão epistemológica. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE, 18., 2016, Cuiabá, MT, Anais [...]. Cuiabá: UFMT, 2016. Simpósio Eixo 2.

FREITAS, Luiz Carlos de. Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 54, abr./jun. 1992.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, pp. 1085-1114, out.-dez., 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. ANFOPE: concepções predominantes nos anos iniciais e sua importância para a luta atual. 2019 Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cyRdgFzjZcQJ:costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/download/445/780/+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 20 de agosto de 2022.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Instituto Paulo Freire/Cortez, 1995.

GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. 2. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KOERNER, Rosana Mara. Letramento no Trabalho e na Formação Docente: trajetórias e ações. Appris: Curitiba, 2018.

KUENZER, Acácia Zeneida; CALDAS, Andrea. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M.; FIDALGO, Nara Luciene R. (org.). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas, SP: Papirus, pp. 19-48. 2009.

LEHER, Roberto. Valorização do magistério. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes/>. Acesso em 31 de maio de 2022.

LUDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n 74, Abril/2001. Disponível em <https://www.scielo.br/j/es/a/d7tPWYR3z6m3KWbwshH6jnJ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 de agosto de 2022.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl. O Capital. V. I, tomo 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MARX, Karl. O Capital. V.II. São Paulo: Nova Cultural Ltda., 1985.

MORAES, Maria Célia Marcondes de (org.). Iluminismo às avessas produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Concella; VIEIRA, Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes/>. Acesso em 31 de maio de 2022.

OLIVEIRA, Dayse Kelly Barreiros de; MOURA, Ellen Michelle Barbosa de, LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis. Educação Em Foco, v. 24, n. 42, pp. 300–317. Disponível em: <https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4600>. Acesso em: 12 de agosto de 2022.

RAMOS, Flávia Regina Oliveira. Políticas educacionais no Brasil: a formação inicial docente em debate. X ENFOPE. Disponível em: <https://www.academia.edu/65300463/Pol%C3%ADticas_Educacionais_No_Brasil_A_Forma%C3%A7%C3%A3o_Inicial_Docente_Em_Debate>. Acesso: 25 de dezembro de 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 1ª ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.

ZEICHNER, Kenneth. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 9, pp. 76-87, set./dez. 1998. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE09/RBDE09_07_KENNETH_M_ZEICHNER.pdf>. Acesso em:15 de julho de 2022.

Publicado

2023-04-07

Cómo citar

Barreiros de Oliveira, D. K., & Moura, E. M. B. de. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO NÍVEL STRICTO SENSU: OS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89889

Número

Sección

Artigos