MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR: O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM ANÁLISE

Autores/as

  • Gabriela Botelho
  • Luis Gustavo Alexandre Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83899

Palabras clave:

Diretor escolar, Matriz de competências

Resumen

O estudo analisa a Nova Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, visando identificar a concepção de gestão presente no documento, mais precisamente, como os conceitos da Nova Gestão Pública aparecem na proposta e seus possíveis efeitos no trabalho do diretor escolar. A pesquisa foi realizada mediante estudos bibliográficos e documentais. O texto busca apresentar os princípios relativos a gestão democrática, contidos na Constituição Federal de 1988 e na LDB 9394/96, bem como demonstrar como a visão empresarial representada pela Nova Gestão Pública tem se manifestado como referência para a composição da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor. Os resultados do estudo mostram que a matriz de competências tenta padronizar e uniformizar processos na gestão das escolas. Na realidade, a organização da matriz coaduna com um projeto de educação sintonizado com os interesses de mercado ao transferir o sentido uniforme e padronizado, presente no setor privado, para as escolas públicas.

Biografía del autor/a

Gabriela Botelho

Licenciada em Pedagogia pela UFSC e Especialista em Educação na área de Políticas Educacionais, Trabalho Docente e Gestão Escolar pela Universidade Federal de Goiás.

Luis Gustavo Alexandre Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação e Professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Botelho, G., & Silva, L. G. A. (2022). MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR: O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM ANÁLISE. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.83899

Número

Sección

Artigos