n. 14 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA SEDUC/AM: OFERTA E ACESSO DOS PROFESSORES AOS CURSOS DE 40 HORAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64315

Palabras clave:

Políticas públicas - Formação Continuada – Previsão e oferta de cursos

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo era investigar os fatores que dificultaram o acesso dos professores de municípios do interior do estado do Amazonas  aos cursos de 40 horas oferecidos como parte das políticas públicas de formação docente da Secretaria de  Educação do Amazonas. Nos baseamos em Nóvoa (2009), Tardif (2010), Pimenta (1999), Saviani (1996), Imbernón (2009) e Romanowski (2007). Utilizamos como metodologia o estudo de caso. O estudo evidencia a necessidade de implementação de ações que garantam o acesso dos professores aos cursos de formação continuada.

Palavras-Chave: Políticas públicas - Formação Continuada – Previsão e oferta de cursos

Biografía del autor/a

Elisabeth Gonçalves de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - CEFET/RJ

Graduada em Pedagogia pela UNIPAC, Mestre em Educação pela UFSJ e Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG.

Professora do Colegiado de Licenciatura em Física do CEFET/Rj - Campus Petropolis

Estrela Dinamar Vinente Santarém, Secretaria de Estado da Educação do Amazonas

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF)

Técnica da Secretaria de estado de Educação do Amazonas

Amanda Sangy Quiossa, Caed/UFJF

Mestre em História (UFJF)

Assistente de dissertação - Caed/UFJF

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

de Souza, E. G., Vinente Santarém, E. D., & Quiossa, A. S. (2019). n. 14 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA SEDUC/AM: OFERTA E ACESSO DOS PROFESSORES AOS CURSOS DE 40 HORAS. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64315

Número

Sección

Artigos