Projetos nas escolas: uma política de secundarização da especificidade do trabalho escolar

Autores/as

  • Cristina Cardoso Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20531

Palabras clave:

Políticas Públicas, Projetos, Educação Básica

Resumen


O presente estudo analisou projetos e seu impacto na organização do trabalho pedagógico nas escolas de Araucária. A presença de projetos nas escolas demonstrou que estes promovem a fragmentação do trabalho pedagógico e secundarizam o acesso ao conhecimento erudito. Os projetos são resultado da pulverização das políticas públicas que substituem o planejamento por uma lista de projetos com ações pontuais, o que abre espaço para atuação de empresas e ONG na escola, com interesses antagônicos aos dos filhos da classe trabalhadora.

Cómo citar

Cardoso, C. (2009). Projetos nas escolas: uma política de secundarização da especificidade do trabalho escolar. Jornal De Políticas Educacionais, 3(6). https://doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20531

Número

Sección

Artigos