Sobre la revista

Foco e Escopo

O Jornal de Políticas Educacionais (JPE) é um periódico on line, de fluxo contínuo, acesso aberto, e não estabelece qualquer cobrança para submissão ou publicação. Publica artigos em português, inglês ou espanhol.

É organizado e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR, desde o ano de 2007, avaliado pelo Qualis CAPES 2017-2020 como A2. ISSN 1981-1969

Tem como finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temáticas que envolvam a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outras temáticas desse campo de conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Jornal de Políticas Educacionais adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista.

Critérios da avaliação preliminar:

a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa;

b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à política educacional; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas;

c) Apresentar correção de linguagem;

d) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

e) Evidenciar o cumprimento de questões éticas da pesquisa, preferencialmente de modo explícito, por meio da indicação da aprovação por Comitê de Ética, quando for o caso.

3 - Encaminhamento para pareceristas.

4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc).

4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado.

Após o aceite definitivo, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização. 

4.5 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review).

4.6 - A revista utiliza o iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio no processo de avaliação do artigo.

4.7 – O Jornal de Políticas Educacionais é editado com recursos do Núcleo de Políicas Educacionais e não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).

Template

Template JPE

Histórico do periódico

O Jornal de Políticas Educacionais (JPE) é um periódico  on line organizado e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR, desde o ano de 2007. O NuPE está em atividade desde 2002, articulando preocupações entre o aprofundamento das discussões da área de políticas educacionais e o acompanhamento da conjuntura regional e nacional dessas políticas. Até 2014 a publicação do JPE ocorria semestralmente, e a partir de 2015 passa a ser de fluxo contínuo.