n. 22 - O DESMONTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFRONTADO PELAS ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71854

Keywords:

Políticas educacionais, Formação de professores, Entidades acadêmico-científicas.

Abstract

Analisa documentos publicados nos sítios eletrônicos de entidades acadêmico-científicas brasileiras sobre as políticas de formação de professores, entre 2015 e 2019. Na análise documental de 19 textos, identificados na forma de notas, cartas, boletins, manifestos, documentos finais de evento, documentos base de audiências e moções públicas que abordam a formação de professores, assume a produção textual como espaço de fabricação, que nos seus usos e apropriações, constitui o debate sobre as políticas de formação de professores. Os resultados apontam que os elementos constituidores do debate sobre as políticas de formação de professores tencionam o recente cenário político educacional que tem como efeitos o esvaziamento do projeto de formação inicial dos professores da educação básica, a desqualificação da profissão e dos processos de formação continuada de professores e a vinculação da formação de professores às avaliações externas e em larga escala. As entidades manifestam-se pelos processos democráticos de produção de políticas educacionais e incentivam a comunidade acadêmica e educacional a manter a governança sobre o seu campo de atuação.

Author Biographies

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora do Universidade Federal do Espírito Santo, membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NEPE).

Fernanda Bindaco da Silva Astori, Rede municipal de ensino de Colatina/ES e Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Colatina/ES e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES).

Juverci Fonseca Bitencourt, Redes Municipais de Ensino de Serra/ES e Vitória/ES e Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, diretor escolar na Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES).

References

BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: INEP/Anped, 2006.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano:1. Artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, pp. 299-324, abr-jun., 2015.

FREITAS, Luis Antônio de. A reforma empresarial da educação: Nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo: Expressão popular, 2018.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências humanas; trad. Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMQ 1999.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissãodocente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

Published

2020-04-26

How to Cite

Ventorim, S., Astori, F. B. da S., & Bitencourt, J. F. (2020). n. 22 - O DESMONTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFRONTADO PELAS ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71854

Issue

Section

Articles