n. 22 - O DESMONTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFRONTADO PELAS ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71854

Palabras clave:

Políticas educacionais, Formação de professores, Entidades acadêmico-científicas.

Resumen

Analisa documentos publicados nos sítios eletrônicos de entidades acadêmico-científicas brasileiras sobre as políticas de formação de professores, entre 2015 e 2019. Na análise documental de 19 textos, identificados na forma de notas, cartas, boletins, manifestos, documentos finais de evento, documentos base de audiências e moções públicas que abordam a formação de professores, assume a produção textual como espaço de fabricação, que nos seus usos e apropriações, constitui o debate sobre as políticas de formação de professores. Os resultados apontam que os elementos constituidores do debate sobre as políticas de formação de professores tencionam o recente cenário político educacional que tem como efeitos o esvaziamento do projeto de formação inicial dos professores da educação básica, a desqualificação da profissão e dos processos de formação continuada de professores e a vinculação da formação de professores às avaliações externas e em larga escala. As entidades manifestam-se pelos processos democráticos de produção de políticas educacionais e incentivam a comunidade acadêmica e educacional a manter a governança sobre o seu campo de atuação.

Biografía del autor/a

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora do Universidade Federal do Espírito Santo, membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NEPE).

Fernanda Bindaco da Silva Astori, Rede municipal de ensino de Colatina/ES e Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Colatina/ES e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES).

Juverci Fonseca Bitencourt, Redes Municipais de Ensino de Serra/ES e Vitória/ES e Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, diretor escolar na Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES).

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Publicado

2020-04-26

Cómo citar

Ventorim, S., Astori, F. B. da S., & Bitencourt, J. F. (2020). n. 22 - O DESMONTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFRONTADO PELAS ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71854

Número

Sección

Artigos