n. 24 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: MODELOS E EXPERIÊNCIAS

Authors

  • Cláudia da Mota Darós Parente Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (Campus Marília) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus Presidente Prudente) da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE).

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55513

Keywords:

Educação, Políticas Educacionais, Educação em Tempo Integral, São Paulo

Abstract

O presente artigo tem como objetivo descrever, categorizar e analisar diferentes modelos de educação integral em tempo integral no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa eletrônica, tipo survey, realizada com os municípios paulistas, foi possível caracterizar suas experiências de tempo integral no ensino fundamental. Com base na tipologia de políticas de educação integral em tempo integral (PARENTE, 2016a), foram analisadas categorias relativas à formulação e à implementação da política. A pesquisa evidenciou, entre outros elementos, a existência de diferentes modelos de políticas de educação integral em tempo integral no estado de São Paulo, a maioria formulada no âmbito de diferentes esferas governamentais e utilizando como estratégia o atendimento em tempo integral de forma parcial nos estabelecimentos de ensino. Além disso, a maioria das políticas foi implementada por meio do uso de diferentes espaços escolares e não-escolares, sob a responsabilidade de profissionais com diferentes vínculos.  

Author Biography

Cláudia da Mota Darós Parente, Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (Campus Marília) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus Presidente Prudente) da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE).

Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (Campus Marília) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus Presidente Prudente) da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE). Pedagoga pela USP, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP.

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Published

2017-12-29

How to Cite

Parente, C. da M. D. (2017). n. 24 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: MODELOS E EXPERIÊNCIAS. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55513

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